Os 7 anões da Menopausa

Em 03/03/2017 , Comments

Quando a menopausa chega... Socorro!!!

 

O corpo responde imediatamente mudando as nossas formas, trazendo sensações diferentes e nada agradáveis.

Sintomas como fogacho (uma onda de calor súbito), sudorese, cansaço, menstruação irregular, a pele do rosto perde o viço, acumula gordura na cintura e barriga, perde-se bastante a libido e vem a secura vaginal, os ossos enfraquecem podendo trazer a osteoporose, coceiras pelo corpo, queda de cabeços, etc... Trata-se de um fenômeno natural, que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade. Mas só podemos dizer que estamos de fato na menopausa quando ficamos 12 meses sem menstruar. Antes disso, o ciclo costuma ficar irregular, período que se chama climatério.

E o nosso temperamento? Nossa... esse então muda ainda mais rápido com ondas de tristeza e irritação, depressão e nervosismo, melancolia e esquecimento. Junto também vem o fator psicológico tais como a não aceitação da idade, a vontade de voltar ao passado quando se ainda era jovem, a vergonha de estar envelhecendo, isolamento e variação de humor, entre outros.

Mas, calma! Isso não é o fim da linha. Não é algo para tratar como se fosse uma sina infeliz dada às mulheres!

Uma nova fase começa, em que nós mulheres podemos ressignificar nossa vida, descobrindo coisas novas com a maturidade atingida. Afinal uma árvore, não deixa de ser bonita, somente porque é muito antiga e passou por várias podas! Ao contrário, podemos nos redescobrir como mulheres, e perceber que a vida continua e, apesar das mudanças, podemos ser dispostas e produtivas!

Como amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida?

Ahhhhh, isso é algo que se deve começar mesmo antes dos sintomas nos visitarem. Uma alimentação saudável, evitar o fumo e os excessos de bebidas alcóolicas, se manter no peso, ou procurar diminuí-lo (em caso de obesidade), praticar exercícios físicos como caminhada, bicicleta, etc... Todas essas práticas diárias poderão ajudar muito na qualidade de vida e superação dessa fase difícil, mas que nem de longe é o fim do mundo!

Evidentemente que se deve procurar um médico ginecologista que ajudará a tratar esse período com reposição hormonal. Porém, caso não deseje ou não possa recorrer a esse tipo de medicação, existem também tratamentos naturais que podem ajudar a eliminar os sintomas desagradáveis e dar mais segurança para passar por essa fase de forma mais confortável.

Logo, os Florais de Bach combinados  a uma dose de chá de folhas de amoreiras, podem se tornar nossos verdadeiros aliados.

As folhas de amoreira, riquíssimas em flavonoides[1], possuem propriedades medicinais que auxiliam enormemente no tratamento de reposição hormonal, aliviando os sintomas da menopausa, fortes dores de cabeça, combate do colesterol, insônia, alterações de libido, depressão e enfermidades nos rins e no fígado. Ou seja, faz um bem incrível para nós mulheres quando nos encontramos nesse período da vida! Mas, atenção! O chá deve ser tomado uma xícara todos os dias.

E os Florais de Bach? Esses são nossos aliados para tratar do estado psicológico fortemente atingido por essa mudança.

Vamos lá para a combinação?

WALNUT - para ajudar na adaptação e aceitação das mudanças que ocorrem no corpo e que levam a uma nova fase da vida.

MIMULUS - se existe o medo do envelhecimento, essa essência traz a coragem e segurança necessária para enfrentar essa questão tão natural da vida.

CHERRY PLUM - para equilibrar nossos humores. Traz a serenidade e a paz necessária para enfrentar a situação.

MUSTARD - traz de volta a alegria que foi roubada pela tristeza gerada pelo medo de envelhecer.

HONEYSUCKLE - para aprender a aceitar o presente e a nova fase que se inicia, deixando para trás as lembranças do passado (no caso, quando o corpo era mais jovem).

Essas essências devem ser combinadas num mesmo frasco, e deverão ser tomadas 4 gotas no mínimo 4 vezes ao dia. Podendo até, misturá-las no chá de folhas de amoreira.

Confia que tudo ficará bem!

Beijos florais

Sandra Baptista

 

[1] Flavonóides são compostos químicos que podem ser encontrados em frutas, vegetais, chás, vinho, chocolate etc. Os flavonóides possuem diversos benefícios para o corpo humano, se consumidos na quantidade correta. (https://www.significados.com.br/flavonoides/)